Brasil: Simpósio atesta viabilidade do Girassol como alimento e combustível

Nos próximo 30 anos, os óleos vegetais vão desempenhar um papel importante na disponibilidade de energia alimentar em países em desenvolvimento, como também haverá um aumento na procura para produção de combustível biodiesel, particularmente do girassol. Essa foi a conclusão do especialista argentino Carlos Feoli que apresentou um panorama do girassol no mundo durante a 19ª Reunião Nacional de Pesquisa do Girassol e 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, que aconteceu em Aracaju (SE), e terminou dia 27 de outubro de 2011.

Carlos Feoli, presidente da Associação Mundial do Girassol, relatou que os óleos de sementes de colza e girassol são "relativamente" caros pela sua qualidade e estão orientados aos setores de média e alta renda nos países desenvolvidos ou aqueles que estão sendo desenvolvidos rapidamente.

Como alimento, o óleo de girassol é saudável ao coração, utilizável para fritura industrial propiciando saúde e funcionalidade para a indústria de alimentos. Sendo sua hidrogenação menor, há menos presença de ácidos "trans" nas margarinas além de ter baixo conteúdo de saturados (menos que 3%).

agrosoft.org.br»