Brasil: Sementes de mamona da Embrapa são distribuídas para agricultores familiares do Programa Petrobrás Biocombustível

A Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade da Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, iniciou a entrega de 340 toneladas de sementes de mamona das cultivares BRS Nordestina e BRS Paraguaçu aos agricultores familiares do Programa Petrobrás Biodiesel.

A distribuição deve ser finalizada em janeiro de 2012 e integra as ações do Programa Petrobrás Biocombustível (PBio), que atenderá aproximadamente 70.000 famílias, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, do Governo Federal.

Da mamona, aproveita-se quase tudo, já que o óleo extraído de suas sementes é matéria-prima para a fabricação de produtos elaborados como biodiesel, plásticos, fibras sintéticas, esmaltes, resinas, lubrificantes e próteses. Como subproduto da industrialização da mamona, obtém-se a torta, que possui a capacidade de restaurar terras esgotadas. Por tudo isso, esse vegetal, que não entra na cadeia alimentícia, pode ser considerado um “petróleo verde”.

portogente.com.br»