Embrapa lança novas variedades de girassol

Os grãos da planta são usados principalmente para a extração de óleo, que pode ser destinado para as indústrias de alimentos ou para a produção de biodiesel.

Brasília - Os produtores brasileiros de girassol contam com duas novas opções para a safra 2011/12. Já estão no mercado sementes das variedades BRS 321 e BRS 324, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Embrapa Soja, de Londrina (PR), desenvolveu as novas variedades, que são comercializadas pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado em Dourados (MS).

A principal característica do híbrido simples BRS 321 é o ciclo precoce, de 80 a 100 dias, o que facilita sua utilização no sistema produtivo na rotação e sucessão de culturas. A variedade tem boa adaptação em todas as regiões de cultivo de girassol no Brasil. Já a BRS 324 é uma cultivar de polinização aberta com o mesmo ciclo da BRS 321. Também se adapta bem em todas as regiões. No sistema de rotação de culturas, tanto a BRS 321 como a BRS 324 podem ser cultivadas antecipando a cultura principal de primavera-verão, ou na safrinha, após a colheita de verão.

revistafator.com.br»