Combustíveis ficam mais caros

As petrolíferas até desceram os preços esta semana, mas o comportamento dos mercados antecipa que foi sol de pouca dura.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Segundo dados da Bloomberg, o preço do 'diesel' nos mercados internacionais subiu quase 4%, ao passo que a gasolina valorizou cerca de 3%.

O aumento dos preços dos combustíveis reflecte ainda a valorização do 'ouro-negro', que voltou a negociar acima dos 100 dólares o barril tanto em Londres como em Nova Iorque esta semana.

No dia de hoje, o crude, negociado em Nova Iorque, já era transaccionado a 100,65 dólares por barril, enquanto o barril de 'brent', negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, custava quase 116 dólares.

O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,384 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,594 euros por litro. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

economico.sapo.pt»