Brasil: Petrobras vai produzir biocombustível no Pará

A Petrobras Biocombustível vai investir mais de R$ 900 milhões no Pará até 2018 para produzir cerca de 450 mil toneladas de biodiesel e óleo de palma. Cerca de 150 toneladas vão abastecer o mercado da região Norte com o combustível, outras 300 mil toneladas serão exportadas para Portugal, onde a empresa produzirá o "greendiesel", para abastecer a península ibérica.

O cultivo de dendê já começou e crescerá nos próximos anos com a ajuda dos produtores da agricultura familiar. Serão mais de sete mil postos de trabalho gerados e 70 mil hectares de terras plantadas com a palmeira que produz o dendê. "O 'Projeto Pará' produz combustível para toda a região e o ‘Projeto Belém' inclui uma fábrica de óleo que será exportado para a Europa", explicou Miguel Rossetto, diretor presidente da Petrobras Biocombustível.

Rossetto, juntamente com o diretor operacional da Petrobras Biocombustível, Jânio da Rosa, em reunião com o governador Simão Jatene e o vice, Helenilson Pontes, garantiu que a empresa pretende implantar o projeto com toda a transparência e segurança ambiental e social. "Estamos reunindo e integrando as comunidades que vão trabalhar com o plantio do dendê", afirmou o executivo.

agenciapara.com.br»