Nòvabra quer plantar 25 mil hectares de pinhão-manso em vários municípios brasileiros

Desde 2008, o plantio do pinhão-manso para a produção de biodiesel vem sendo incentivado no Estado como uma cultura que recupera solos maltratados pela erosão, mas o incentivo de plantios em grandes áreas preocupa agricultores. A informação é que a Novabra está distribuindo mudas das plantas para agricultores com o objetivo de plantar 25 mil hectares no Estado.

O plantio, segundo a empresa, deverá abastecer a usina de biocombustível que será construída em uma área de Colatina por ela própria. A informação é que o plantio do pinhão será realizado até abril deste ano e a expectativa é que em dois anos os agricultores comecem a colher as sementes a serem transformadas em biodísel.

A empresa, que começou vendendo as mudas em 2009, desta vez está doand-as e garantindo que fará toda a compra da produção, repetindo o feito da ex-Aracruz Celulose (Fibria) ao fomentar o plantio de eucalipto no Estado, gerando uma serie de impactos ambientais e conflitos sociais na região rural no norte do Estado.

Este, ao que demonstram os pequenos agricultores, é o principal receio diante do plantio de pinhão-manso no Estado. Segundo eles, qualquer tipo de monocultura é considerado prejudicial à produção de alimentos.

seculodiario.com.br»