Automobilistas vão pagar mais 300 milhões este ano para financiar biodiesel

Os consumidores portugueses de gasóleo vão passar a pagar a totalidade da factura extra do biocombustível que deverá custar cerca de 300 milhões de euros este ano.

Até 2010, o Estado financiava em grande parte o sobrecusto associado à introdução do biodiesel no consumo nacional, com isenções fiscais. A partir deste ano, acabaram-se os benefícios fiscais pagos directamente aos produtores, e que permitiam anular o sobrecusto deste combustível face ao gasóleo rodoviário normal. Mas como a incorporação de 7% de biodiesel (combustível produzido a partir de óleos alimentares) é obrigatória para as petrolíferas, elas passam o custo para o consumidor.

O impacto começou a sentir-se nos bolsos dos automobilistas logo a 1 de Janeiro, quando os preços finais do gasóleo subiram mais de dois cêntimos por litro (mais um cêntimo devido à subida do IVA). A partir de Fevereiro, e segundo as contas da APETRO (Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, o gasóleo volta a aumentar dois cêntimos por litro na sequência de outra decisão do governo: a publicação de uma portaria que fixa o preço máximo de venda do biodiesel por parte dos produtores nacionais às petrolíferas. Como esse preço é superior ao do gasóleo normal, a diferença volta a passar para o automobilista que em 2010 já pagava amais 1,2 cêntimos por litro.

O novo aumento do gasóleo a partir da próxima semana será ampliado pela alta do petróleo que ontem negociava nos 99 dólares por barril no mercado londrino, por causa dos conflitos no Egipto.

ionline.pt»