Canola aquece o inverno

O biodiesel é um combustível fabricado a partir de óleos de origem animal ou vegetal. No caso dos vegetais, diversas oleaginosas podem ser utilizadas.

Entretanto, segundo informa o coordenador industrial, André Luiz Roll, para não cometer equívocos é fundamental levar em consideração, na hora de escolher a cultura, o potencial produtivo de cada região e a época do ano.

Em Marialva, a principal matéria-prima na produção do biodiesel é a soja, uma cultura farta e típica do verão.

Porém, no inverno, quando a soja é mais escassa, outros vegetais podem servir na produção do biodiesel. É nesse contexto que a canola ganha espaço e importância.

A coordenadora de fomento, Josiene Carraro, explica que a canola possui um elevado percentual de óleo ¿ aproximadamente o dobro da cultura da soja ¿ cujas propriedades físicas e químicas elevam a qualidade do produto final. E as vantagens não param por aí.

"Além disso, ela se insere perfeitamente nos sistemas produtivos regionais, adapta-se às condições de solo e clima do Estado, conta com tecnologia adequada para sua implantação e condução, possui mercado com garantias reais de compra e se configura como uma excelente opção para rotação de culturas", revela.

É procurando aproveitar esse potencial que a BSBios desenvolve ações direcionadas à agricultura familiar. Exemplo disso é o "Programa de Produção de Canola", que diversifica produção, contribui para o desenvolvimento de pesquisas e cria uma alternativa sólida para a agricultura de inverno.

odiario.com»