Setor de biodiesel tenta aumentar diversidade de matérias-primas

Nos últimos três anos aumentou, o uso de soja para a produção de biodiesel no Brasil. Atualmente, mais de 80% do óleo é extraído desta oleaginosa. Porém, algumas usinas estão investindo em pesquisa e buscando outras alternativas. Enquanto elas não são viáveis, o setor acredita que já tem capacidade para abastecer o mercado se for aprovado o chamado B10.

No Brasil, são produzidos 2,4 bilhões de litros de biodiesel por ano. O número, segundo os produtores do óleo, já é suficiente para abastecer o mercado, caso ocorra o aumento do percentual de adição de biodiesel ao diesel.

"A antecipação da meta é em decorrência da estruturação do programa. Nós temos hoje disponibilidade industrial oferecida ao programa, temos matéria prima, por que não aproveitar todos os benefícios? Não esqueça que o país é um grande importador de diesel. Se tivéssemos o B10 estaríamos deixando de importar diesel mandando dólar para fora e produzindo internamente todos os benefícios de agregação de renda e geração de emprego" defende o presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Juan Diego Ferres.

canalrural.com.br»