Petrobras: óleo de cozinha vai virar combustível

Maria da Conceição é catadora e, junto a outros colegas da árdua labuta, forma uma associação que tem contribuído para que o óleo de cozinha que costumeiramente é jogado nas ruas e matos possa vir a ser transformado em energia.

É que o óleo que ela e os outros buscam em estabelecimentos comerciais e recebem de doação de pessoas da comunidade está sendo vendido para a Petrobras para ser transformado em biodiesel em sua usina de Quixadá.

Agora, Conceição espera apurar com esta venda pelo menos dobro do último preço negociado. Isso porque, através de um convênio assinado ontem com a estatal, os catadores passarão a beneficiar este óleo, elevando o valor do produto neste mercado. Por meio de um projeto piloto, a Petrobras Biocombustível investirá R$ 95,5 mil na capacitação de cerca de 250 catadores de lixo da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na divulgação do programa e na aquisição de um módulo de beneficiamento para filtragem do óleo de fritura, com capacidade de processar 30 mil litros de óleos e gorduras residuais (OGR) por mês, custando R$ 36,5 mil do total.

diariodonordeste.globo.com»