Petrobras deve usar glicerina de biodiesel no pré-sal

A Petrobras está testando a utilização da glicerina resultante das operações de biodiesel da Petrobras Biocombustível em várias fases da produção de petróleo. A informação é do gerente de gestão tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang. Segundo ele, o objetivo é transformar a glicerina de resíduo da produção de biodiesel em um novo produto.

"Queremos adicionar um produto da Petrobras Biocombustível na exploração do pré-sal" disse ele.

Além disso, o setor de biodiesel busca um mercado para absorver a glicerina produzida no processo industrial. Estima-se que no Brasil a produção de perto 2,5 bilhões de litros de biodiesel gere como subproduto um volume de cerca de 300 mil toneladas de glicerina, cerca de 12% do total de biodiesel produzido.

Um dos projetos é utilizar a glicerina como fluído de perfuração de poços.

"A glicerina atuaria como um lubrificante para as sondas, substituindo outros produtos" disse.

O executivo explicou que o projeto teve início no ano passado e já foi testado em laboratório com sucesso. Outro uso que está sendo testado é a utilização da glicerina na complementação de poços e também na recuperação avançada de petróleo. Nestes processos, a glicerina é inserida nos poços para elevar a pressão e permitir que a vida útil da exploração se alongue.

canalrural.com.br»