Norte-americanos procuram informações sobre biocombustíveis brasileiros

Delegação de assessores parlamentares norte-americanos esteve na manhã de ontem (24/10) na Sede da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Brasília (DF), em busca de informações sobre a agricultura brasileira e, em particular, sobre os programas de etanol e biodiesel. A delegação é composta de assessores parlamentares de deputados e senadores dos estados norte-americanos de Arizona, California, Carolina do Sul, Florida, Indiana, Nova York, Utah e por técnicos das Comissões de Finanças, de Energia e de Relações Internacionais do Senado.

A delegação foi recebida pelo Diretor Executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, e pelos Chefes da Secretaria de Relações Internacionais, Francisco Basílio de Souza, da Assessoria Parlamentar, Cynthia Cury, do Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação, Beatriz da Silveira Pinheiro, e pelo Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral. Foram apresentadas as áreas de atuação da Embrapa relativas a cooperação internacional, treinamento e capacitação e pesquisas com agroenergia.

Os integrantes da missão norte-americana mostraram-se interessados em conhecer a dimensão e a dinâmica do programa brasileiro de produção de etanol, principalmente no tocante ao uso da terra e aos efeitos da produção de cana de açúcar na produção de alimentos. O Diretor da Embrapa, Kepler Euclides, explicou que nos últimos anos está havendo um grande esforço de pesquisa e inovação para melhorar a utilização de pastagens na produção animal, de modo a permitir a utilização mais eficiente de áreas que eram usadas na pecuária extensiva. “Por outro lado, a utilização de sistemas integrados lavoura-pecuária-florestas permite recuperar áreas degradadas para a produção de alimentos e biocombustíveis”, afirmou o Diretor.

agorams.com.br»