Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil reduziu emissões em 20 anos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta terça-feira, 1º, no Rio de Janeiro, que o Brasil reduziu a emissão de gases poluentes nos últimos 20 anos. "Apesar da frota de veículos leves no Brasil ter aumentado mais de 60%, nós diminuímos a emissão de gás carbônico (CO²) no meio ambiente".

Izabella Teixeira participou da 10ª Edição do Challenge Bibendum, evento que reúne autoridades, representantes do setor privado e entidades não governamentais para discutir a sustentabilidade dos transporte rodoviários.

No Brasil, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que o transporte rodoviário é o mais utilizado no País e que cerca de 98% do combustível utilizado deriva do petróleo. Como uma alternativa para a redução da poluição, a ministra citou o uso do biodiesel.

"Temos que incrementar a participação do biodiesel e do etanol na mistura de combustíveis fósseis para redução das emissões. Já temos hoje no Brasil a circulação de diesel sem enxofre. Além disso, tem que haver o controle de emissões em um plano de gestão ambiental nas grandes cidades", afirmou Izabella.

estadao.com.br»