ETEO das Caldas da Rainha cria uma aldeia renovável auto-suficiente energeticamente

A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) vai investir 100 mil euros num novo projecto de ensino relacionado com as energias renováveis, denominado TASE (Terra, Ar, Sol e Energia) no qual será criada uma "aldeia" renovável auto-suficiente energeticamente através de sistemas eólico, fotovoltaico e solar térmico.

"O objectivo é que os nossos alunos tenham acesso ao que vai ser a realidade do mercado de trabalho", disse Almerindo Almeida, responsável pelo curso de Técnico de Energias Renováveis daquela escola.

Neste espaço, cuja estrutura ficou concluída no início do mês, serão aproveitadas as águas pluviais que são lançadas numa cisterna e que permitem regar a horta através de bombas solares. O sistema de iluminação será solar, ao passo que os óleos de fritura da cozinha da cantina serão reaproveitados para produzir sabonetes e biodiesel. Os restos orgânicos, também da cozinha, serão transformados, através da compostagem e da vermicompostagem, em húmus para alimentar a horta. O compostor até já está a funcionar numa parceria com a Associação Nostrum.

Com a construção em madeira já pronta, já começaram a ser instalados os sistemas de energias alternativas "que são projectos finais dos alunos", disse o coordenador que se inspirou numa iniciativa similar, situada em Loures, e que se implementou em 24 hectares.